O registro de marca e o nome empresarial são coisas diferentes, embora ambos estejam relacionados à identidade de uma empresa.
O registro de marca é um processo legal pelo qual uma empresa pode proteger uma marca ou logotipo específico que representa seus produtos ou serviços. O registro de marca é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil e, quando concedido, garante ao proprietário o direito exclusivo de usar a marca em questão e impede que outras empresas usem marcas semelhantes ou idênticas.
Já o nome empresarial é o nome sob o qual uma empresa opera. Ele pode ser o mesmo que o nome da marca, mas nem sempre é assim. O nome empresarial também é registrado junto ao INPI, mas sua função principal é permitir que a empresa se identifique perante os órgãos governamentais, clientes e fornecedores. O nome empresarial não garante proteção contra o uso do nome por terceiros, mas o registro pode garantir que não haja outras empresas com o mesmo nome empresarial no mesmo ramo de atividade.
Resumindo, enquanto o registro de marca protege um símbolo ou logotipo específico, o registro do nome empresarial identifica a empresa perante as autoridades e o público em geral. Ambos os registros são importantes para proteger a identidade e a propriedade intelectual da empresa.